Avaliação Institucional e CPA

Processo contínuo de avaliação para aprimorar a qualidade acadêmica e institucional, fortalecendo o compromisso com a excelência no ensino superior.

Avaliação Institucional

A Avaliação Institucional é um processo essencial para medir a qualidade do ensino, pesquisa, extensão e gestão em instituições de ensino superior. Este processo é realizado através de diversos instrumentos, incluindo questionários direcionados a estudantes, professores e técnicos-administrativos, análise de documentos institucionais e visitas in loco por especialistas.

A coordenação da Avaliação Institucional é feita pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), um órgão colegiado composto por representantes de diferentes segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil. A CPA tem a responsabilidade de conduzir e coordenar todo o processo de avaliação, além de elaborar o relatório final com os resultados e recomendações para a melhoria da qualidade institucional.

Além disso, a Avaliação Institucional é fundamental para assegurar a transparência e a participação da comunidade acadêmica e da sociedade civil no processo de avaliação. Isso permite que esses grupos expressem suas opiniões sobre a qualidade da instituição e contribuam para seu aprimoramento contínuo.

Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Com o objetivo de aprimorar continuamente os serviços prestados e garantir a qualidade da educação superior, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IESC/FAG realiza diagnósticos junto aos principais segmentos: discentes, docentes, corpo técnico-administrativo e sociedade civil. A coleta dessas informações permite examinar e refletir sobre os procedimentos internos, assegurando o cumprimento do plano de desenvolvimento e da missão institucional.

A avaliação é um componente central na instituição, possibilitando mensurar e traçar a satisfação por meio de procedimentos e instrumentos que garantem objetividade, validade, eficiência e neutralidade. Além disso, a avaliação identifica pontos fortes e oportunidades de melhoria, orientando as tomadas de decisão. Esse processo confere estrutura e coerência aos processos internos, integrando e fortalecendo o desenvolvimento da instituição.

 

Lei nº 10.861/04 (SINAES)

Estratégias

Propõe-se para o desenvolvimento das ações vindouras de trabalho da CPA, um conjunto de estratégias a saber:

  • Elaborar/divulgar o projeto de ações da CPA para o período 2025/26;
  • Aprimorar os mecanismos de divulgação da CPA junto à comunidade interna e externa;
  • Aprimorar os mecanismos de divulgação da CPA junto à comunidade interna e externa;
  • Promover ações conjuntas com os diversos segmentos da Instituição, a fim de qualificar os instrumentos de avaliação já existentes;
  • Incentivar os gestores a utilizar os relatórios de autoavaliação institucional enquanto instrumento de gestão;
  • Ampliar a divulgação do Relatório anual de Autoavaliação institucional, interna e externamente;
  • Manter o mecanismo de coleta de dados institucionais, por meio da Memória do departamento eletrônico, grupos focais e visitas in loco;
  • Estimular processos de avaliação junto à comunidade externa;
  • Acompanhar/analisar os resultados da avaliação de desempenho dos técnicos- administrativos e de apoio;
  • Articular ações de análise dos insumos referentes a avaliação do ENADE e instigar e propor ações que resultem em aprimoramento das práticas de ensino aprendizagem.
  • Acompanhar os planos de ação dos cursos e o planejamento anual das coordenações de curso;
  • Acompanhar os insumos e indicadores provenientes das avaliações externas.

 

documentos

Resultados

Comissão

Presidente

Prof. Dr. Rosangela Aparecida Pereira de Oliveira

Corpo Docente

Prof. Me. Gustavo Chalegre Pelisson
Prof. Esp. Amanda Lemos Correa

Corpo Discente

Nicoli Rodrigues Leal
Rafael Souza Carvalho

Técnico-Administrativo

Marcela Bertamoni Silva
Ricardo Alexandre Duarte de Souza
Daniele Souares de Oliveira

Sociedade Civil

Silvana Cezaretti Teixeira de Oliveira
Wellington de Sousa Silva

Metodologia da CPA

A metodologia de atuação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IESC/FAG é baseada nas diretrizes da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e na Nota Técnica nº 065 de 9 de outubro de 2014 da DAES/INEP e CONAES.


A estruturação das dimensões em eixos é a seguinte:


  • Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional: Dimensão 8 – Planejamento e Avaliação
  • Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional: Dimensão 1 – Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional e Dimensão 3 – Responsabilidade Social da Instituição
  • Eixo 3 – Políticas Acadêmicas: Dimensão 2 – Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, Dimensão 4 – Comunicação com a Sociedade e Dimensão 9 – Políticas de Atendimento aos Discentes
  • Eixo 4 – Políticas de Gestão: Dimensão 5 – Políticas de Pessoal, Dimensão 6 – Organização e Gestão da Instituição e Dimensão 10 – Sustentabilidade Financeira
  • Eixo 5 – Infraestrutura Física: Dimensão 7 – Infraestrutura Física


Os procedimentos da CPA incluem:


  • Reuniões mensais para discussão, planejamento e distribuição de atividades.
  • Ações de visibilidade dos processos e resultados da CPA, como manutenção das informações no site, cartazes, banners, vídeos e folders.
  • Diálogo com a diretoria, departamentos e coordenadorias para apresentar e discutir o projeto de autoavaliação institucional e os resultados anuais.
  • Avaliação com estudantes dos cursos de graduação interessados.
  • Aplicação de instrumentos de avaliação junto aos usuários dos laboratórios, comunidade e outros.
  • Coleta e análise das metodologias de avaliação realizadas pelas coordenações de curso.
  • Participação em eventos institucionais e externos para apresentar a experiência de autoavaliação institucional.
  • Divulgação dos processos e resultados da CPA por meio eletrônico, site, rádio, comunicação e eventos.


Os formulários de pesquisa serão elaborados conforme a demanda, seguindo os eixos pré-estabelecidos na legislação vigente. A dimensão II – Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão será mantida em todas as pesquisas até o final do ciclo. As questões serão formuladas em equipe para maior eficiência da análise, incluindo campos para críticas e sugestões.

A pesquisa será oferecida aos entrevistados pelo portal acadêmico (UNIMESTRE), onde os estudantes responderão ao questionário de forma sigilosa e segura. Também haverá coleta de dados por meio de formulários físicos, visitações e reuniões com grupos focais.

Os dados serão tabulados e analisados pela comissão para compreensão dos resultados. A análise será feita de forma setorial (por curso) e geral, resultando em relatórios parciais (anual) e geral (ao fim do ciclo).

Após a avaliação, os dados serão devolvidos à comunidade acadêmica de forma simplificada e transparente, mantendo o sigilo por razões éticas. Haverá apresentação de resultados para representantes de turma e coordenadores de curso, destacando pontos de atenção, potencialidades e fragilidades. Cada coordenação se reunirá com professores e direção para discutir os resultados. O relatório geral será apresentado à direção da instituição para alinhamento de ações.

Este procedimento será repetido semestralmente (relatórios síntese), anualmente (relatório parcial) e ao final do ciclo trienal (relatório geral), que será encaminhado ao Ministério da Educação e disponibilizado no site institucional.