A Avaliação Institucional é um processo importante que tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino, pesquisa, extensão e gestão da instituição de ensino superior. A avaliação institucional é realizada por meio de diferentes instrumentos, como questionários aplicados aos estudantes, professores e técnicos-administrativos, análise de documentos institucionais e visitas in loco realizadas por especialistas.
A avaliação institucional é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que é um órgão colegiado formado por representantes de diferentes segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil. A CPA é responsável por coordenar e conduzir o processo de avaliação, bem como por elaborar o relatório final com os resultados da avaliação e as recomendações para a melhoria da qualidade da instituição.
Por fim, a avaliação institucional também é importante para garantir a transparência e a participação da comunidade acadêmica e da sociedade civil no processo de avaliação, pois permite que esses grupos opinem sobre a qualidade da instituição e contribuam para a sua melhoria.
Com o objetivo de melhorar continuamente os serviços prestados e visando a qualidade da educação superior, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IESC/FAG realiza os diagnósticos junto aos principais segmentos constituídos: discentes, docentes, corpo técnico-administrativo e sociedade civil. A produção dessas informações permite examinar e refletir sobre os procedimentos internos, visando garantir o pleno cumprimento do plano de desenvolvimento e, consequentemente, da missão institucional.
A avaliação é um componente central na instituição. Ela traz em sua essência a possibilidade de mensurar e traçar a satisfação a partir de procedimentos e instrumentos que garantem a objetividade, validade, eficiência e neutralidade do foco analisado. Além disso, identifica pontos fortes e oportunidades de melhorias, norteando as tomadas de decisões. E confere a estrutura e a coerência dos processos internos, integrando e fortalecendo o desenvolvimento da IES.
Propõe-se para o desenvolvimento das ações vindouras de trabalho da CPA, um conjunto de estratégias a saber:
Elaborar/divulgar o projeto de ações da CPA para o período 2021/23;
Aprimorar os mecanismos de divulgação da CPA junto à comunidade interna e externa;
Aprimorar os mecanismos de divulgação da CPA junto à comunidade interna e externa;
Promover ações conjuntas com os diversos segmentos da Instituição, a fim de qualificar os instrumentos de avaliação já existentes;
Incentivar os gestores a utilizar os relatórios de autoavaliação institucional enquanto instrumento de gestão;
Ampliar a divulgação do Relatório anual de Autoavaliação institucional, interna e externamente;
Manter o mecanismo de coleta de dados institucionais, por meio da Memória do departamento eletrônico, grupos focais e visitas in loco;
Estimular processos de avaliação junto à comunidade externa;
Acompanhar/analisar os resultados da avaliação de desempenho dos técnicos- administrativos e de apoio;
Articular ações de análise dos insumos referentes a avaliação do ENADE e instigar e propor ações que resultem em aprimoramento das práticas de ensino aprendizagem.
Acompanhar os planos de ação dos cursos e o planejamento anual das coordenações de curso;
Acompanhar os insumos e indicadores provenientes das avaliações externas.
A metodologia de atuação da CPA norteia-se nas bases conceituais dispostas na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), também orientado pela Nota técnica nº 065 de 9 de outubro de 2014 da DAES/INEP e CONAES especialmente no que se refere a estruturação das dimensões em eixos, sendo EIXO 1 – PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: dimensão 8 – planejamento e avaliação; EIXO 2 – DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL: dimensão 1 – Missão e plano de desenvolvimento institucional e dimensão 3 – Responsabilidade social da instituição; EIXO 3 – POLITICAS ACADÊMICAS: dimensão 2 – Politicas para o ensino, a pesquisa e a extensão, dimensão 4 – Comunicação com a sociedade e dimensão 9 – Politicas de atendimento aos discentes; EIXO 4 – POLITICAS DE GESTÃO: dimensão 5 – Politicas de pessoal, dimensão 6 – Organização e gestão da instituição e dimensão 10 –Sustentabilidade financeira; EIXO 5 – INFRAESTRUTURA FÍSICA: dimensão 7 – Infraestrutura física.
Os procedimentos embasam-se em uma dinâmica de valorização/utilização das diferentes metodologias do IESC/FAG. Para isso a Comissão prevê para este novo ciclo avaliativo: Reuniões mensais da CPA para discussão, planejamento e distribuição de atividades; Ações, juntamente com a ASCOM, que deem visibilidade aos processos e resultados da CPA, tais como: manutenção das informações no site; cartazes; banner da CPA na página inicial do site do IESC/FAG, vídeo e folders; Diálogo com a diretoria/departamentos/coordenadorias, por meio de reuniões, para apresentar e discutir o projeto de auto avaliação institucional para o ciclo avaliativo do SINAES, bem como os resultados avaliativos de cada ano, que compõem os Relatórios de Auto avaliação Institucional; Avaliação com os estudantes dos cursos de graduação em que os coordenadores manifestarem interesse; Aplicação de instrumento de avaliação para conhecer do “IESC/FAG”, junto aos usuários dos laboratórios ligados à Faculdade, comunidade e outros; Coleta e análise das diferentes metodologias de avaliação realizada pelas coordenações de curso; Participação em eventos institucionais e externos, para a apresentação da experiência de auto avaliação institucional do IESC/FAG; Divulgação dos processos e resultados da CPA, por meio eletrônico, site da CPA, Rádio, Comunicação e eventos.
Quanto aos formulários de pesquisa, eles serão elaborados de acordo com a demanda, seguindo-se os eixos pré-fixados em legislação vigente. Vale ressaltar que a dimensão II - políticas para o ensino, pesquisa e extensão, será mantido em todas as pesquisas até que o ciclo seja finalizado. As questões serão formuladas em equipe com o escopo de maior eficiência da análise. Insta frisar que além das questões objetivas será disponibilizado também campo para críticas e sugestões.
A pesquisa será ofertada aos entrevistados por meio do portal acadêmico (UNIMESTRE), onde os estudantes, de forma sigilosa e segura, responderão, espontaneamente, ao questionário. Também será realizada coleta de dados por meio de formulários físicos, visitações e reuniões com grupos focais.
Pelo mesmo portal será feita a tabulação dos dados que serão analisados pela comissão, de forma conjunta, para compreensão dos resultados obtidos.
A análise dos dados será feita de forma setorial (por curso) e geral. De posse desses dados e análises serão confeccionados os relatórios parciais (anual) e geral (ao fim do ciclo).
Terminada a avaliação, os dados serão devolvidos para a comunidade acadêmica entrevistada, por meio do portal acadêmico (UNIMESTRE), de forma simplificada e transparente, prezando o sigilo dos dados por razões éticas. Além disso, será feita apresentação de resultados para os representantes de turma de todos os cursos para que disseminem ainda mais o resultado da pesquisa. Já para os coordenadores de curso o relatório síntese, referente ao seu curso será encaminhado via e-mail, destacando os pontos de atenção, potencialidades e fragilidades, a fim de que possam subsidiar os processos de gestão acadêmica de seus cursos. Nesse contexto, cada coordenação reunir-se-á individualmente com os professores e direção para apresentar, averiguar, entender e sugerir dados frente aos resultados obtidos. O relatório geral será apresentado à direção da instituição, com os apontamentos da CPA, para que tome as providencias necessárias para alinhamento de ações capazes de neutralizar as fragilidades apontadas e potencializar as forças. Este procedimento será repetido de forma semestral (relatórios síntese), anual (relatório parcial), e, ao final do ciclo trienal será feita a confecção do relatório geral que será encaminhado para o Ministério da Educação e disponibilizado cópia no site institucional.