O Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Acolhimento (NAIA), busca promover condições igualitárias de acesso ao ensino, à pesquisa e extensão para os estudantes com deficiência sensorial, física, dificuldade de aprendizagem e com necessidades educacionais específicas. O objetivo é atender os princípios da educação para todos, oferecendo facilidades para pessoas com deficiência inseridas no mundo acadêmico.
O Programa teve início na Faculdade Guaraí em 2014, com atividades de acompanhamento de estudantes com baixa visão cegos, sendo institucionalizado oficialmente em 2015, e está diretamente ligado à Direção Geral e a Acadêmica.
O NAIA oferece diferentes modalidades de atividades inclusivas para cada tipo de deficiência. Para ser beneficiado com os serviços oferecidos o acadêmico deve solicitar atendimento informando sua necessidade através do e-mail naia@iescfag.edu.br ou através de encaminhamento do coordenador de curso.
O IESC - Faculdade Guaraí pode levar até 30 dias úteis para planejar o atendimento educacional especializado a partir das informações fornecidas. É importante ressaltar que o planejamento exige avaliação, análise, definição de estratégias e recursos de adaptação necessária ao seu processo de aprendizagem.
É considerada pessoa cega quem tem ausência total da visão até a perda da projeção da luz. Para essas pessoas são oferecidas avaliações presenciais adaptadas em formato digital ou braile, fiscais/ledores capacitados. Todo material (livros, livros didáticos, artigos, entre outros) é disponibilizado em arquivo DOC ou em Braille para os estudantes cegos. São oferecidas ainda adaptações de imagens em relevo, maquetes e demais estruturas. Também há o acompanhamento em sala de aula tendo a função de auxiliar o estudante na locomoção na faculdade e leitura em livros, textos em tinta e afins.
Pessoa com baixa visão é quem tem campo visual entre 5% e 30%. Para pessoas com baixa visão são realizadas avaliações presenciais em fonte ampliada e com a ajuda de fiscais/ledores. Os textos em tinta recebem o tratamento de ampliação da fonte.
O deficiente auditivo utiliza próteses para correção da audição. A pessoa surda tem perda total (profunda bilateral) da audição e este pode ser alfabetizado na Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou em Língua Portuguesa, com habilidade de leitura labial. Para esses casos é oferecido acompanhamento de intérprete em Libras nas avaliações presenciais e durante a aula, tradução e interpretação em web conferência e web aula, livros em Libras e documento eletrônico.
A pessoa com deficiência física é o cadeirante e/ou usuário de próteses com condição temporária ou permanente que comprometa os movimentos e a locomoção. Nesses casos são oferecidos recursos de mobilidade dentro da Faculdade.
A necessidade educacional específica é a apresentação, em caráter permanente ou temporário, de algum tipo de deficiência física, sensorial, cognitiva, múltipla, condutas típicas ou altas habilidades, necessitando por isso, de recursos especializados. É oferecido atendimento individualizado conforme a necessidade do estudante, via apoio psicopedagógico.
A paralisia cerebral é uma condição física que afeta os movimentos do corpo como resultado de um dano ao cérebro. Esses casos recebem acompanhamento nas avaliações presenciais com fiscal/ledor e mobilidade dentro da Faculdade, além de orientações psicopedagógicas ao docente.
O autismo é uma síndrome, sendo um dos 5 subtipos dos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento. Suas principais características são severo prejuízo social, dificuldades de comunicação e ausência de atividades imaginativas. Para o aluno autista será oferecido acompanhamento psicopedagógico pela equipe multidisciplinar, além de atendimento aos docentes para orientação e acompanhamento das ações necessárias em cada caso, já que existem diferentes graus de autismo.